IMBOLC - SABBATS


Hemisfério Sul: 1 de Agosto / Hemisfério Norte: 2 de Fevereiro

Também conhecido como Imbolc, Oimelc e Dia da Senhora, Candlemas é o Festival do Fogo que celebra a chegada da Primavera. O aspecto invocado da Deusa nesse Sabbat é o de Brígida, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura.

Esse Sabbat representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o "afastamento do antigo" simbolizado pela varredura do círculo com uma vassoura, ou vassoura da bruxa, tradicionalmente realizado pela Alta Sacerdotiza do Coven, que usa uma brilhante coroa de 13 velas no topo de sua cabeça.

Na Europa, o Sabbat Candlemas era celebrado nos tempos antigos com uma procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes da estação do plantio das sementes e para glorificar as várias deidades e os espíritos associados a esse aspecto, agradecendo-lhes.

A versão cristianizada da procissão de Candlemas honra a Virgem Maria e, no México, ela corresponde ao Ano Novo Asteca.

Incensos: manjericão, mirra e glicínia.
Cores das velas: marrom, rosa, vermelha.
Pedras preciosas sagradas: ametista, granada, ônix, turquesa.
Ervas ritualísticas tradicionais: angélica, manjericão, louro, benjoim, quelidônia, urze, mirra e todas as flores amarelas.

Após o Solstício de Inverno, as noites começam a ficar menos longas e a luz do sol se faz um pouco mais presente durante os dias frios dessa época do ano. O Solstício é a noite mais longa, o meio do inverno; nele há uma promessa de que a luz um dia voltará. O Imbolc é o fim da estação fria; mais do que uma promessa, é a certeza visível de que o sol, ainda que tímido, está começando a retornar. O Imbolc é, portanto, uma antecipação da primavera; mas ainda é um tempo de precaução e cuidado, pois o inverno não terminou.




A lunação do Imbolc é chamada Lua do Gelo. Na Europa antiga, o fim do inverno representava uma fase particularmente difícil; as temperaturas continuavam baixíssimas; o alimento, não muito fresco, ainda tinha que ser racionado (ou poderia não durar até a primavera); e após quase três meses de longas noites, pouca luz solar, muita neve e confinamento em casa, as pessoas começavam a sentir os sinais de tédio, apatia, irritabilidade ou depressão. Muitos enfermos ou idosos não resistiam à dureza da Lua do Gelo, à vassoura da Deusa que vem varrendo o velho para que o novo possa cobrir a terra na primavera. Em toda a parte, eram celebradas deusas ceifeiras, anciãs ou relacionadas ao submundo: nos países eslavos, havia o dia de Baba Yaga; na Grécia, o retorno de Perséfone do submundo; e em terras célticas, a celebração de Brigid, patrona dos ferreiros e sua arte da forja: o bom ferro, a boa espada tem que passar pelo fogo. Essa é a face anciã (ceifeira!) de Brigid que muitos pagãos de hoje parecem não ver, ou não querer ver. Cuidado, crianças, com a Lua do Gelo...

Era nesse momento difícil (o fim do inverno) que a família ou clã se reunia próximo ao fogo, à lareira - o aconchego da chama de Brigid, deusa mãe e protetora do lar. Era nesse momento que o músico ou contador de histórias era tão necessário: para reanimar as pessoas com canções, poemas e charadas, e manter viva a memória da tribo com histórias e sagas de heróis e ancestrais. Ali estava Brigid, Senhora dos Bardos, na forma de inspiração, criatividade, encantamento, graça.



Imbolc: No útero da Mãe 

Somos chamados a vestir nossa túnica de luz, a mergulhar em nosso templo interno,a nos unir ao nosso Eu Superior...
Nessa busca incessante pela Verdade, a primeira montanha a escalar será, sempre, a do autoconhecimento.Esse é o passo decisivo que constitui o pilar para transmutação da densa atmosfera que assola a humanidade.
Depois de rompermos os portais do nosso verdadeiro ser, poderemos despertar para a definitiva união com a Luz! Assim nos daremos conta do imenso esforço da Mãe Terra para continuar suprindo os seus filhos, mesmo em face às incessantes adversidades sofridas.
Nossa Mãe possui suficientes recursos e para a grande virada; porém em uma emanação de profunda compaixão, faz-nos ver, através de seus sinais,o quanto podemos colaborar, dando o nosso quinhão de filhas e filhos de Deus.
Escutemos então a sua súplica de amor, a fim de que trabelhemos amorosamente, utilizando uma das ferramentas mais eficazes que há, a oração! Somos capazes sim! Deus acolhe a nossa condição humana...E assim, nossas ações hão de se tornar uma constante prece:

Pisar a Terra com a leveza do beija-flor,
Trilhar suas estradas com as borboletas do caminho
E aspergir esperança e renovação pelos quatro cantos
Do Sagrado Útero da Mãe Terra.
Respeitar as suas fontes e acolher com ternura
A todos os seres viventes é brindar os seios
Que nutrem nossa vida e que anseiam
Por nutrir também a nossa alma.
Observar sua eterna renovação,através dos ciclos
Manifestos nas mágicas estações!
Obrigada, Divina Mãe, pelo aconchego do seu colo
E pela abundância de seus frutos.
Pelas fontes cristalinas que correm num cântico
De vida e espalham no ar o prana da evolução.
Que possa a humanidade, em luminoso despertar de consciência,
Ouvir das profundezas de seus mares e vulcões
A conclamação sublime de sua canção
Para a grande transformação e que as vozes
De toda a sua criação ecoem em hino de gratidão:
Om Tare Tuttare Ture Sowha.




RECEITAS PARA IMBOLC

Muffins de Queijo
Receitas para Imbolc

Ingredientes:
- 300 g de farinha
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de café de sal
- 1 copo de iogurte natural
- 1 ovo
- 5 colheres de sopa de óleo
- 200 g de mussarela ralada

Preparação:
Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó, o açúcar e o sal. Reserve. Em outra tigela bata o ovo com o óleo, o iogurte e misture bem. Junte os ingredientes secos e misture bem. Junte a mussarela e coloque nas forminhas . Leve ao forno 180° por 20 minutos.


OUTRA RECEITA DE MUFFINS

Ingredientes
- 1 Xícara (chá) de açucar – Lua;
- ½ xicara (chá) de manteiga ou margarina – Sol;
- 1 xicara (chá) de leite – Vênus;
- 1 ovo – Sol;
- 1 colher de chá de noz moscada – Júpiter;
- 1 ½ xicara (chá) de farinha de trigo – Sol;
- ½ colher (chá) de sal – Lua;
- 2 colheres (chá) de fermento em pó – Lua;
- ½ colher (chá) de canela – Sol;
- ¾ xicara (chá) de germe de trigo ou aveia – Sol;
- 3 colheres (sopa) de melado ou glucose de milho – Lua;
- 1 colher (sopa) de castanha de caju picada (ou gergelim ou amendoim) – Júpiter;
- 3 colheres (sopa) de uvas passas sem sementes (ou ameixa ou frutas cristalizadas ou banana ou maçã) – Júpiter;
- 3 colheres (sopa) de nozes picadas (ou gergelim ou amendoim) – Júpiter;
Rendimento: 12 muffins.

Preparação:
Misture todos os ingredientes. Não precisa bater demais. Coloque em formas próprias untadas.
Leve a assar em forno quente por uns 25 minutos.
Comece a fazer a receita:
Coloque na mesa uma toalha azul profundo. Salpique gotas de óleo de patchuli, espalhe lírios, copo de leite, jasmins e algumas papoulas.
Coloque o feitiço no centro da mesa, cercado de jasmins. Queime incenso de rosas e espalhe ramos de camomila pela sala.
Consagre este feitiço a Hécate, Diana e Selene.


OVOS QUEIMADOS
BRINCANDO COM SEU AMOR

Ingredientes:
- 2 xícaras rasas de açúcar
- 8 ovos
- canela em pó
- 1 colher de sobremesa rasa de manteiga

Modo de preparar:
Faça uma calda queimada com açúcar, manteiga e uma xícara de água. Bata ligeiramente as gemas e quatro claras. Despeje sobre a calda fervente. Deixe cozinhar por algum tempo para que fiquem ligeiramente queimadas. Mexa de vez em quando com um garfo até a calda engrossar. Retire do fogo, coloque em compoteira e polvilhe com canela em pó.


PASTEIZINHOS :
Sobre a Receita: Para atrair amor e novas amizades.

Ingredientes:
4 ½ xícaras de chá farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal
4 ovos
¾ xícara de chá de açúcar
4 colheres de água
Casca de limão ralada
Canela em pó
Recheio:
4 maçãs sem casca picadas
½ xícara de uvas passas
½ xícara de açúcar
Calda:
3 colheres de mel
2 colheres de chá de gengibre em pó
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
Sementes de papoula

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes da massa e abra com um rolo. Corte a massa em quadrados pequenos (3 a 5 cm). Misture os ingredientes do recheio e coloque nos quadrados. Feche as 4 pontas como um pastel e asse até dourar. Ferva a água com açúcar até engrossar. Junte o mel, o gengibre e as sementes de papoula. Sirva sobre os pastéis.


PUDIM DA LUA CHEIA

Ritual: Acender uma vela branca, pedindo por paz, alegria e abertura de caminhos para todas as pessoas de boa vontade no mundo. Pedir a presença das entidades de Luz (geralmente aparecem anjos e bruxas ancestrais) para realizar este feitiço. Fazer o pudim girando sempre em sentido horário, cantando o mantra Om Mani PadMe Hum, sempre com bons pensamentos. Ao terminar, encantar com o dedo ou com a varinha, girando sobre ele até formar uma névoa de energia, e empurrar essa névoa com a mão direita (dominante).

Ingredientes:
1 litro de leite.
1 lata de leite condensado.
Um pouco menos da lata de açúcar (menos dois dedos).
1 pitada de sal.
1 colher de manteiga.
100g de coco ralado.
4 ovos.
2 xícaras de tapioca.
1 garrafinha de leite de coco.
2 xícaras de açúcar (para a calda).

Modo de fazer:
Junte tudo numa panela, exceto os ovos e o açúcar da calda, e misture bem com uma colher de pau. Leve ao fogo e mexa até dar o ponto de mingau (desgrudar do fundo da panela e ficar meio duro). Desligue o fogo e bata rapidamente os ovos. Junte-os e misture bem com a colher de pau. Tampe a panela e faça a calda. Numa panela, coloque o açúcar e vá mexendo com uma colher de pau até virar uma calda dourada. Derrame numa fôrma com furo no meio. Despeje o mingau às colheradas e deixe esfriar. Quando estiver fria (porque os ovos continuam cozinhando enquanto isso), leve à geladeira. Desenforme e sirva gelado! Não tem quem não goste e fica todo mundo um doce, alegre e rindo à toa! Também abre caminhos e alivia tensão e preocupação.


Pudim de Imbolc


Qualquer alimento que simbolize ou tenha ligação com o Sol ou fertilidade é apropriado para este Sabbath, assim como comidas que levem leite. Minha comida favorita de Imbolc é o pudim de arroz, por incorporar símbolos de fertilidade, do Sol, e muito leite. Aqui vai a receita que uso:

Ingredientes:
1 xícara de arroz, lavado, escorrido e cozido;
4 xícaras de leite — simbolizando o leite da Deusa;
1 xícara de açúcar branco — para a doçura da vida;
2 ovos batidos — simbolizando o sol e fertilidade;
1 xícara de mingau de maisena, consistente;
Baunilha a gosto, porque toda receita deveria ter baunilha;
Canela em pó a gosto.

Preparação:
Junte (sobre o fogo de Brigit – seu fogão mesmo serve) o arroz, o mingau, o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha até que se tornem uma massa, apenas, cuidado para não encaroçar ou endurecer demais (por causa da maisena). Depois disso, tire do fogo e disponha em tigelas, polvilhando com a canela em pó na parte de cima. Leve ao refrigerador quando já estiver frio.
Sirva gelado!
(Se você é um praticante solitário, enquanto você mexe e carrega o pudim, deverá enfocar seus pensamentos e desejos nas coisas que você quer que cresçam em sua vida. Se você faz parte de um Coven ou uma Tradição Familiar, você deve cozinhar como manda sua tradição).


 SEM PREJUDICAR A NINGUÉM ...
FAÇA O QUE DESEJAR.